A contaminação da água por ferro e manganês é definitivamente indesejável e tóxica. São metais que geram coloração e sabor desagradáveis.

Entretanto, em poços profundos e em mananciais, onde o oxigênio e o pH tendem a ser  baixos, a água, que possui ferro e manganês, tende a ser translúcida.


Quais os problemas causados pelo ferro e manganês na água
O excesso de ferro e manganês na água deixa pias, vasos sanitários, cerâmicas amareladas; provoca mau cheiro no banheiro; mancha tecidos, roupas, utensílios sanitários; além de deixar sabor metálico na água, comida e bebidas como café e chá.

Portanto, propicia o ambiente para proliferação de bactérias nocivas.

Qual o efeito do manganês e do ferro no nosso corpo?
O manganês está na lista dos metais pesados e pode ser tóxico e muito prejudicial à  saúde.
Um dos grandes problemas que o excesso desse metal pode causar em nosso corpo acúmulo no fígado e no sistema nervoso central, podendo provocar sintomas do mal de Parkinson.

Todavia, o Ferro em excesso não é prejudicial à saúde como o manganês, mas deixa a água com coloração avermelhada, manchando roupas e louças.
Tratamento dos metais

Água com ferro e manganês

Os sistemas de tratamento de água com ferro e manganês.incluem os processos de oxidação e de filtração.

Os metais são oxidados quimicamente, formando uma partícula, e o cloro em seguida, matando todas as bactérias presentes na água.

Os filtros, por sua vez, removem as partículas que ficam em suspensão.

Os Equipamentos ACQUANOVA  tratam estas  Águas com teores de ferro e manganês, diversas vazões e pressões; tornando-as  pura, límpida e cristalina, potáveis para consumo humano; adequando-as dentro da Portaria 2914 do Ministério da Saúde.