Objetivo do tratamento é melhorar a qualidade da água para o consumidor

O tratamento da água é fundamental para que ela chegue ao público dentro de padrões mínimos de potabilidade, e ao ser consumida, não transmita doenças aos seres humanos

Como vimos na edição anterior, após a captação, a água passa por várias etapasde tratamento, até chegar ao consumidor final. As outras etapas são:

Desinfecção por Cloração:É realizada através da dosagem de clorogasoso. Para que a desinfecção se processe adequadamente, é necessário que a água apresente um pH ácido, o que provavelmente foi atingido com a adição de sulfato de alumínio, na etapa de coagulação e adição de ácido fluossilícico após a filtração. Além disso, é necessário um tempo de contato na faixa de 2 a 4 horas, que se realiza no reservatório da Estação de Tratamento. Caso o comprimento das redes adutoras seja muito longo, é necessário a recloração em alguns pontos da rede de distribuição.

Alcalinização: Tem como objetivo a correção do pH da água a ser distribuída à população, por adição de cal (hidróxido de cálcio), evitando-seuma água ácida que pode trazer sérios danos não só a população, como às tubulações que a água percorre até as residências.

Tags: No tags

Comments are closed.